Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Portoaves impulsiona agricultura familiar e surpreende lideranças políticas na zona Leste de Porto Velho



Primeiro frigorífico de frangos do município nasce no Cinturão Verde com apoio de cooperativas, EMATER e emendas parlamentares

O empreendimento Portoaves, recém-instalado na região Leste de Porto Velho, já vem chamando a atenção da população e de importantes lideranças políticas do estado. Localizado no Cinturão Verde, o projeto é considerado um marco para a agricultura familiar do município e tem surpreendido até mesmo políticos experientes que visitaram o local nos últimos dias.

O frigorífico é uma iniciativa do produtor rural seu Irineu, em parceria com a Cooperativa AgroBom, que vem se destacando pelo fortalecimento do cooperativismo e pelo incentivo à produção no campo. Em entrevista ao site A Capital da Notícia, seu Irineu destacou a importância das parcerias para o crescimento do projeto.

“Hoje estamos aqui na Portoaves recebendo o secretário da EMATER e o deputado federal Fernando Máximo, que estão trazendo apoio e incentivo para o desenvolvimento do nosso projeto. Acreditamos que, a partir de agora, esse trabalho vai tomar novos rumos, incentivando mais pessoas a permanecerem e produzirem no campo”, afirmou.

Sonho antigo dos produtores rurais

A instalação do frigorífico de frangos em Porto Velho é um sonho antigo de muitos produtores rurais do município, especialmente da região do Cinturão Verde. A iniciativa representa uma nova oportunidade de geração de emprego, renda e valorização da produção local.

O ex-vereador Bengala, que também esteve presente na visita, destacou a importância do empreendimento para o município. “Esse projeto é um sonho de muitos agricultores. Começou aqui no Cinturão Verde e é algo muito importante para Porto Velho. Podem contar comigo e com o apoio do município para ajudar no que for possível”, declarou.

Incentivo à produção e ao cooperativismo

Representando a cooperativa, Alcione reforçou o convite aos produtores e consumidores. “Estamos aqui para motivar você, produtor rural, e também o consumidor. Em breve teremos frango produzido pela agricultura familiar de Porto Velho. Convidamos quem mora aqui na região a criar frango e, em poucos dias, o consumidor já poderá encontrar esse produto no mercado local”, disse.

A doutora Josélia também avaliou a reunião como extremamente produtiva. Segundo ela, houve alinhamentos importantes, principalmente sobre a assistência técnica compartilhada entre a EMATER e o SENAR.

“Qualquer projeto sem assistência técnica não vai para frente. Saio daqui muito feliz com o comprometimento da EMATER em fazer o levantamento técnico e acompanhar esse trabalho, que já é um sucesso”, destacou.

Cooperativa AgroBom convida produtores

O presidente da Cooperativa AgroBom, Xavier, aproveitou o momento para convidar produtores que ainda não fazem parte de cooperativas. “Você produtor que precisa de apoio, que ainda não conseguiu colocar sua mercadoria em programas do governo ou instituições, procure a AgroBom. A cooperativa é de todos. Venha somar conosco”, afirmou.

Apoio político e investimentos

Durante a visita, o deputado federal Fernando Máximo confirmou o apoio ao projeto por meio de emendas parlamentares. Segundo ele, já está em andamento a destinação de recursos para a aquisição de equipamentos, incluindo caminhão para a cooperativa.

“Somos entusiastas das cooperativas. Os recursos não chegam do dia para a noite por conta da burocracia, mas estamos trabalhando nos projetos. Isso vai ajudar a gerar emprego, renda e levar alimento de qualidade, principalmente para a merenda escolar”, explicou.

O deputado destacou ainda que o Portoaves será o primeiro frigorífico de frangos de Porto Velho, com a chegada inicial de 10 mil pintinhos, que em cerca de 40 dias estarão prontos para o abate. A produção deverá atender, principalmente, a merenda escolar, garantindo proteína de qualidade para crianças e adolescentes.

Além disso, o projeto deve beneficiar cerca de 150 propriedades rurais, em um raio de até 100 quilômetros, fortalecendo a economia local, gerando emprego, renda e estimulando o cooperativismo no município.

O site A Capital da Notícia segue acompanhando de perto iniciativas que fortalecem o desenvolvimento rural e levam informação de qualidade aos leitores, com reportagens de Isaque Fernandes.












Postar um comentário

0 Comentários