Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

SUS 35 Anos: Em Rondônia, Superintendência do Ministério da Saúde lidera celebração que une gestores e sociedade



Evento em Porto Velho destacou conquistas históricas, desafios atuais e a importância da união interinstitucional para fortalecer o maior sistema de saúde pública do mundo.

A Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia (SEMS-RO) celebrou nesta sexta-feira os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) com um evento em Porto Velho que reuniu gestores das esferas federal, estadual e municipal, representantes da sociedade civil e trabalhadores da saúde.

O superintendente Sid Orleans abriu a cerimônia destacando o SUS como um patrimônio nacional. “Celebrar os 35 anos do SUS é celebrar a vida e uma das maiores conquistas sociais do povo brasileiro. O Sistema nasce da luta coletiva e se fortalece todos os dias com a dedicação de milhões de profissionais”, afirmou.

Orleans ainda destacou os avanços na saúde para Rondônia no atual governo, como a entrega de mais de 20 unidades básicas de saúde até 2026, Centros de Atenção Psicossociais, Centros de Reabilitação, 51 ambulâncias, unidades móveis de odontologia, kits de equipamentos para unidades básicas e recursos para telesaúde.

O evento reforçou a governança tripartite do SUS, com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-RO) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). A sociedade civil também teve voz ativa, com conselhos de saúde e sindicatos, mostrando a integração entre gestores e população.

Durante a celebração, os participantes assistiram a uma palestra sobre a campanha Setembro Amarelo, reforçando a atenção do SUS à saúde mental e prevenção ao suicídio, uma área de prioridade crescente.

O encontro foi encerrado com um coffee break, promovendo a confraternização entre gestores e servidores e reafirmando o compromisso coletivo de fortalecer o SUS em Rondônia.











Postar um comentário

0 Comentários