Ex-presidente do Brasil enfrenta processos e dúvidas sobre sua saúde
Carreira política
Jair Messias Bolsonaro nasceu em 1955, em Glicério (SP). Foi militar do Exército e entrou na política em 1988, quando se elegeu vereador no Rio de Janeiro. Dois anos depois, chegou à Câmara dos Deputados, onde ficou por sete mandatos seguidos. Em 2018, ganhou projeção nacional e foi eleito presidente da República, cargo que ocupou de 2019 a 2022.
Por que foi julgado
Após deixar a Presidência, Bolsonaro passou a responder a diferentes investigações. Entre elas, estão acusações de tentar desacreditar o sistema eleitoral, incentivar atos golpistas, além de questões relacionadas a uso irregular de bens públicos. Esses casos o levaram a julgamentos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Condenação
O TSE decidiu tornar Bolsonaro inelegível até 2030, entendendo que ele usou sua posição de presidente para atacar a credibilidade das urnas eletrônicas. Outros processos ainda tramitam, podendo resultar em novas condenações.
Prisão ou não
Até o momento, Bolsonaro não está preso. Há investigações em andamento que podem levar a diferentes cenários jurídicos, mas nenhuma decisão final de prisão foi decretada.
Saúde e internações
Bolsonaro já passou por várias cirurgias desde a facada sofrida em 2018, durante a campanha presidencial. Nos últimos anos, enfrentou problemas intestinais e precisou de internações médicas. Atualmente, segue sendo acompanhado por médicos. Há momentos de melhora e crises ocasionais, mas não há indicação oficial de risco imediato à sua saúde.
👉 Em resumo: Bolsonaro foi militar, deputado, presidente, hoje é inelegível, responde a processos, mas não está preso. Sua saúde exige cuidados, mas está estável no momento.
0 Comentários