Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Porto Velho mantém equilíbrio fiscal no 2º quadrimestre de 2025



Relatório foi apresentado durante audiência pública na Câmara dos Vereadores

Relatório foi apresentado durante audiência pública na Câmara dos Vereadores

A Prefeitura de Porto Velho apresentou à Câmara Municipal, o Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais referente ao 2º quadrimestre de 2025. O resultado, apresentado na última sexta-feira (26), revela que o município segue com as contas equilibradas e cumprindo os limites legais.

As metas fiscais são compromissos assumidos pela administração pública para garantir que a arrecadação seja suficiente para custear as despesas. O objetivo é manter a saúde financeira da cidade e evitar gastos acima da capacidade do orçamento.

O relatório apresentado ao legislativo mostra que, entre janeiro e agosto de 2025, o município segue com as contas equilibradas e dentro dos limites legais. O resultado primário também foi positivo, demonstrando a capacidade do Município de honrar seus compromissos e sustentar suas políticas públicas com recursos próprios.

A maior parte da arrecadação vem de impostos municipais, estaduais e de repasses constitucionais. Apesar do resultado positivo, a gestão municipal reforça que não tem sido fácil manter as metas estimadas, em razão da redução nas receitas de transferências correntes. Isso porque, recursos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apresentaram desempenho abaixo do esperado, impactando a arrecadação e exigindo maior esforço de gestão e planejamento.

Para o secretário de Economia, Wagner Garcia, os resultados evidenciam o esforço da administração em atingir o resultado primário, apesar do cenário de retração das receitas: “o resultado demonstra responsabilidade na execução orçamentária e compromisso com a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas também alerta para a necessidade de cautela diante do cenário de queda de receita nas transferências”.

A Prefeitura reafirma o compromisso de manter o equilíbrio nas contas públicas, garantindo a aplicação adequada dos recursos, assegurando que os serviços essenciais continuem sendo prestados com qualidade à população de Porto Velho.

Texto: Emily Costa
Foto: Emily Costa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Postar um comentário

0 Comentários