Função estratégica vai facilitar captação de verbas federais para infraestrutura, educação e políticas públicas na capital
O site A Capital da Notícia, por meio das reportagens de Isaque Fernandes, traz mais uma informação importante para Porto Velho e para Rondônia. A juíza Euma Tourinho confirmou que, a partir do dia 15 de janeiro, assumirá um novo cargo em Brasília, com a missão de favorecer, facilitar e destravar a liberação de recursos federais que hoje estão paralisados e que são essenciais para o desenvolvimento da capital.
Segundo Euma Tourinho, existem atualmente milhões de reais em recursos travados por questões burocráticas, falta de pareceres técnicos e mudanças na estrutura dos ministérios. Um exemplo citado é o Programa Calha Norte, que atende mais de 700 municípios em todo o país e acumula inúmeros pedidos aguardando análise.
“Muitos processos ficam parados por detalhes técnicos ou por mudanças de ministério. O nosso papel será justamente ajudar a destravar esses recursos e acelerar os pareceres”, explicou.
Mais recursos para Porto Velho
Além de destravar verbas já existentes, a nova função também prevê captação de novos recursos federais, fundamentais para que a Prefeitura de Porto Velho consiga tirar projetos do papel.
“O prefeito precisa desses recursos para executar projetos em áreas como infraestrutura, educação e outras políticas públicas importantes para a cidade”, destacou.
Euma Tourinho também chamou atenção para uma situação considerada grave: Rondônia nunca recebeu recursos do Ministério das Mulheres, mesmo sendo um dos estados com maiores índices de feminicídio no país.
“Isso é inadmissível. Precisamos buscar esses recursos, cobrar e garantir investimentos em políticas de proteção às mulheres”, afirmou.
Compromisso com a capital
A juíza reforçou que sua atuação em Brasília será voltada para apoiar diretamente a gestão municipal e contribuir para o desenvolvimento de Porto Velho.
“A população pode contar comigo para ajudar o prefeito nessa grande construção que será uma capital mais desenvolvida, estruturada e justa”, concluiu.
O site A Capital da Notícia segue acompanhando de perto os fatos que impactam Porto Velho, Rondônia, o Brasil e o mundo, levando informação clara, objetiva e de fácil entendimento para a população.

0 Comentários