Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Prefeitura de Porto Velho moderniza gestão com adesão ao SEI

Realizada na manhã desta terça-feira (8), no Teatro Banzeiro, a solenidade de adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), marcou um novo momento administrativo na Prefeitura de Porto Velho, que agora dá início à substituição gradual dos processos físicos pelo ambiente digital, entre outras medidas que desburocratizarão o Poder Executivo Municipal.

Segundo o prefeito, trabalho de modernização é uma pauta trabalhada antes mesmo do início da gestãoSegundo o prefeito, trabalho de modernização é uma pauta trabalhada antes mesmo do início da gestão
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, abriu o evento garantindo que, a partir da implantação do SEI, a gestão municipal passa a viver um novo momento, em que se torna mais dinâmica, atrativa para investimentos, e capaz de reduzir em quase sua totalidade a emissão de papéis, gerando economia e benefício ambiental.

“Queremos extinguir cada vez mais o uso de papel, de mecanismos manuais que impõem morosidade no serviço público que a sociedade não merece. Isso é importante porque, além de um gesto, é a representação de como nós desejamos que seja feita a nossa gestão”, afirmou o prefeito Léo Moraes.

Ainda de acordo com o prefeito, esse trabalho de modernização é uma pauta que vem sendo trabalhada antes mesmo do início da atual gestão, pelo fato de ser uma pauta que garante a redução drástica da burocracia e a melhoria das condições de investimento no município.

Marini enfatiza que um dos pontos positivos do SEI é a integração com os demais poderesMarini enfatiza que um dos pontos positivos do SEI é a integração com os demais poderes
“A desburocratização no serviço público é importante para que tenhamos um ambiente mais convidativo, menos hostil para a geração e promoção de emprego, que é a política mais importante que nós temos na sociedade, e por isso vivemos nela. Isso passa pela emissão de alvarás sem prejudicar quem deseja gerar emprego e renda em nossa cidade”, declarou Léo Moraes.

Para o superintendente municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), Cézar Marini, além da desburocratização, um dos pontos mais positivos desse novo sistema é a integração que a Prefeitura passa a ter com os demais poderes, tudo através de um sistema unificado.

“Vamos treinar quase mil servidores municipais que multiplicarão o treinamento dentro das secretarias para a melhor utilização do sistema. Agora, nós temos integração direta com o Ministério Público, Tribunal de Contas, com os tribunais federais, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, o que agora garante um trabalho muito mais facilitado”, relatou Cézar Marini.

A implantação do SEI está sendo conduzida com um cronograma bem definido, contemplando ações de capacitação, reuniões setoriais e divulgação por meio de diversos canais, como e-mail institucional, intranet, murais e o site da Prefeitura. Para uma melhor eficiência do sistema, servidores e gestores contarão com treinamentos, suporte técnico e comunicação contínua para facilitar a transição.

O SEI, desenvolvido pelo TRF4, é reconhecido como um dos sistemas mais eficientes e seguros para tramitação eletrônica de documentos na administração pública brasileira. A adesão ao sistema garante ao
Município de Porto Velho o uso de uma solução testada, consolidada e
continuamente aprimorada, sem custos de licenciamento.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Postar um comentário

0 Comentários