Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Saúde e vida transformadas através do apoio da Prefeitura de Porto Velho. Essa é a história de José Ribamar, que há dois anos esperava por uma cirurgia de hérnia inguinal, um tipo de hérnia que surge na região da virilha, podendo causar sintomas, como inchaço, dor ou desconforto, e sensação de peso ou queimação na região inguinal, que pioram ao realizar esforços.

Essa história teve um final feliz. José Ribamar realizou a tão sonhada cirurgia e agora começa a construir um novo capítulo em sua vida. "A dor passou e graças a Deus estou 100%. Hoje posso dizer que estou aliviado em ter realizado essa cirurgia que eu estava esperando por dois anos", disse o paciente.

José participou de mapeamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) na Praça CEU, identificando pessoas que precisavam realizar cirurgias eletivas e já esperavam por anos. Os procedimentos estão sendo realizados por meio de convênio com o Hospital Santa Marcelina, que foi renovado em maio deste ano.

José Ribamar realizou a tão sonhada cirurgia

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância da parceria para o atendimento dessas pessoas que esperam para ser atendidas. "A gente sabe que existe uma fila muito grande, com milhares de pessoas esperando desde consultas até cirurgias. Não vamos resolver tudo da noite para o dia, mas estamos avançando, estamos virando páginas de sofrimento e escrevendo histórias de alívio e dignidade", finaliza o prefeito.

E assim como José Ribamar, mais de 200 pessoas que estavam há anos na fila estão sendo operadas. Vale destacar que a parceria entre o Hospital Santa Marcelina e a Prefeitura de Porto Velho representa um importante avanço no atendimento à saúde pública do município.

SOBRE A TRIAGEM

O mapeamento foi realizado no dia 14 de junho, e contou com uma grande ação de triagem na Praça CEU, localizada na zona Leste da capital. O objetivo foi levantar a demanda por cirurgias eletivas e oferecer à população a oportunidade de iniciar, com mais agilidade, o processo de acesso aos procedimentos cirúrgicos.

A triagem envolveu cerca de 30 profissionais da saúde e buscou atender moradores que necessitam de cirurgias gerais, ginecológicas e otorrinolaringológicas. A iniciativa realizou o cadastramento e análise de casos com base em documentos e, quando possível, laudos médicos.

Texto: André Oliveira
Fotos: Eduardo Freitas

Postar um comentário

0 Comentários