Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Moradores da Vila Miriti denunciam abandono em escola rural de Candeias do Jamari


Pais e alunos enfrentam falta de professores, problemas estruturais e cobram ação do poder público

Candeias do Jamari (RO) – Educação em crise na zona rural

Moradores da Vila Miriti, na região rural de Candeias do Jamari, estão enfrentando sérias dificuldades com a situação precária da escola local Mário Covas. Pais de alunos relatam diversos problemas que estão afetando diretamente o aprendizado das crianças e o bem-estar da comunidade.

Alunos das escolas Mario Covas da vila Samuelde candeias do Jamari da linha rural tendo que comer merenda estragada os pacote de arroz de feijão tudo cheio de caruncho relata morador e faz questão de fazer vídeo e mostrar a situação que se encontra a merenda que está guardada no depósito da escola

Escola sem estrutura básica

De acordo com os moradores, a Escola Mario Covas está sem estrutura mínima para funcionar. Há apenas um professor responsável por lecionar para cinco turmas diferentes, todas em uma única sala. Além disso, faltam itens básicos como bebedouro, ventilação adequada e até tomadas funcionando.


“Estamos tendo que tirar dinheiro do nosso próprio bolso para comprar tomada, ventilador, até o bebedouro da escola foi doado por um dos pais. Isso é um absurdo”, desabafa uma mãe de aluno.


Alunos prejudicados e pais revoltados

Os pais afirmam que a falta de investimento e atenção por parte do poder público está causando transtornos diários. As crianças estão sendo diretamente afetadas, tanto no aprendizado quanto emocionalmente. O sentimento de abandono e impotência também afeta os alunos, que percebem a situação caótica ao redor.

“A escola está abandonada. Não tem condições de continuar assim. Está faltando administração, está faltando competência. Não dá mais para aguentar”, afirma outro morador.


Pedido urgente por providências

A comunidade pede ações imediatas da Prefeitura de Candeias do Jamari e da Secretaria Municipal de Educação. Eles querem a contratação de professores, melhorias na infraestrutura, manutenção de equipamentos e o mínimo de dignidade para que os alunos possam estudar com qualidade.

Os moradores alertam que, se nada for feito, os prejuízos para o futuro das crianças da Vila Miriti serão ainda maiores. A escola, que deveria ser um espaço de aprendizado e segurança, hoje é símbolo do descaso com a zona rural de Candeias do Jamari.




Postar um comentário

0 Comentários