Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde atualiza práticas de biossegurança no descarte correto dos resíduos hospitalares

Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde no Cemetron teve início na terça-feira (18)

Com o objetivo de atualizar as práticas de biossegurança para garantir o descarte correto dos resíduos hospitalares, minimizando impactos ao meio ambiente e promover a segurança dos profissionais de saúde e pacientes, iniciou na terça-feira (18), a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) atualizado. no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), a ação envolveu servidores da unidade e tem como objetivo garantir o descarte correto dos resíduos hospitalares, minimizando impactos ao meio ambiente e promovendo a segurança dos profissionais de saúde e pacientes.

A iniciativa visa atualizar os servidores sobre as práticas da correta separação e destinação dos resíduos hospitalares. Durante a capacitação, foram abordados temas como classificação dos resíduos, medidas de prevenção de riscos ocupacionais e legislação ambiental.

A ação ocorre entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na modalidade in loco, com atividades voltadas para:

✅Educação permanente;
✅Separação de resíduos sólidos; e
✅Demonstração prática.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a implementação do programa contribui para um ambiente mais seguro e sustentável. “A integração entre desenvolvimento e meio ambiente gera bem-estar para toda a população, pois o uso correto dos recursos e o respeito ao ecossistema contribuem para a qualidade de vida de todos”, ressaltou.

BIOSSEGURANÇA

Segundo a diretora do Cemetron, Mariana Ayres, a implantação do Plano é fundamental para aprimorar as práticas de biossegurança. “A adoção do PGRSS fortalece a saúde pública e a sustentabilidade, garantindo que o descarte de resíduos seja feito de maneira segura e responsável”, afirmou.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, evidenciou a importância de ações voltadas à sustentabilidade no estado. “O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde estabelece diretrizes para o manejo, separação, armazenamento, transporte e destinação final dos resíduos hospitalares, assegurando que cada etapa seja realizada em conformidade com a legislação vigente.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Aline Regina
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários