Em imagens divulgadas pela agência de mídia estatal norte-coreana KCNA na quinta-feira, os dois autocratas parecem gostar da companhia um do outro enquanto fazem um passeio no carro de luxo Aurus. O momento cuidadosamente coreografado mostra Putin se virando primeiro no banco do motorista, enquanto Kim se senta no banco do passageiro, antes dos dois trocarem de lugar.
As imagens pretendem destacar o vínculo estreito entre os líderes, que afirmam ter aumentado os laços a um “novo nível” durante a rara visita do presidente russo ao estado recluso esta semana.
Na quarta-feira, Putin presenteou Kim com um carro Aurus enquanto os dois trocavam presentes, de acordo com a mídia estatal russa – a segunda vez que o líder do Kremlin deu ao seu homólogo este modelo de carro. Segundo o assessor de Putin, Yuri Ushakov, o líder russo também presenteou Kim com um jogo de chá.

Imagens da KCNA mostraram Putin recebendo em troca um par de cães de caça nativos Pungsan – a mesma raça que Kim deu de presente ao ex-presidente sul-coreano Moon Jae-in em 2018, durante um avanço nas relações entre os dois países.
A viagem de Putin foi uma demonstração muito pública das fortes relações entre a Rússia e a Coreia do Norte, cujo alinhamento se aprofundou face à animosidade partilhada em relação ao Ocidente.
O líder russo desembarcou na Coreia do Norte nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, hora local, exatamente 24 anos após o dia em que esteve pela última vez em Pyongyang, em meio a preocupações internacionais sobre a cooperação militar dos dois países.
Durante a visita, os dois líderes anunciaram uma nova parceria estratégica impulsionada pela necessidade de armas de Moscovo na sua guerra na Ucrânia.
Em comentários antes das conversações entre os dois, Kim expressou o seu “total apoio e solidariedade com as lutas do governo russo, dos militares e do povo”, apontando especificamente para a guerra de Moscovo na Ucrânia “para proteger a sua própria soberania, segurança e estabilidade territorial”. ”
Putin, por sua vez, saudou os laços entre os países como baseados na “igualdade e no respeito mútuo”.
A relação florescente suscitou preocupação tanto em Seul como em Washington, não só sobre as transferências de armas da Coreia do Norte para a Rússia, mas também sobre a perspectiva de Moscovo transferir a sua tecnologia militar superior para ajudar o programa de armas fortemente sancionado de Pyongyang.
Após a sua visita à Coreia do Norte, Putin desembarcou na capital vietnamita, Hanói, enquanto continua as suas tentativas de reforçar os laços económicos com países amigos no meio do isolamento ocidental.
Fonte: CNN
0 Comentários