As lanchas, entregues em Calama, Nazaré e São Carlos são espaçosas, cobertas e com mais segurança
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu mais um passo importante na melhoria do acesso à saúde da população ribeirinha com a entrega de três novas embarcações para atender os distritos e comunidades do baixo Madeira.

As lanchas devem ser utilizadas para facilitar e melhorar o deslocamento dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família nas visitas e atendimentos itinerantes que realizam, rotineiramente, nas comunidades beiradeiras.
As embarcações, entregues na última segunda-feira (1º) em Calama, Nazaré e São Carlos, são fechadas, possuem cerca de oito metros de comprimento, capacidade para até dez pessoas e são equipadas com motores de 90Hp e 100Hp de potência.
.jpg)
As lanchas foram batizadas com nome de peixes típicos da região. Para Nazaré foi a embarcação batizada como Jatuarana. Em São Carlos ficou a Dourado. Este veículo também será utilizado como apoio da Semusa no transporte de insumos e materiais como medicamentos, equipamentos de proteção individual, vacinas, entre outros.
A lancha de Calama carrega o nome de Branquinha. É onde atua o médico Luiz Carlos, que além do distrito também atende nas comunidades Papagaio, Demarcação e Terra Firme. O deslocamento, antes realizado de voadeira, não permitia o embarque de toda equipe por falta de espaço e segurança.
“As novas embarcações são espaçosas, cobertas e muito seguras. Agora teremos condições de levar toda a equipe multidisciplinar nos atendimentos itinerantes. Sem contar no conforto, protegidos de chuva e de sol”, aponta o médico.Para aquisição das embarcações e seus respectivos motores foram investidos R$ 855 mil, recursos de emenda parlamentar, com contrapartida da Prefeitura de Porto Velho.
A secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, explica que as lanchas foram destinadas para fortalecer a atenção básica na região, além de melhorar as visitas domiciliares. “Essa lancha é confortável, coberta, com ventilação adequada e estrutura necessária para o transporte dos profissionais e também de materiais. Estamos realmente muito felizes com essa conquista”.
Fote:Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários