Número de procedimentos realizados ultrapassou a marca de 120 mil

Segundo a secretária da Semusa, Eliana Pasini, esses números reforçam o compromisso que a Prefeitura de Porto Velho tem com a população.
“Essa gestão tem priorizado os investimentos na zona urbana e também nos distritos e comunidades rurais, que estão sendo assistidas com reforço profissional, capacitação e também melhoria na infraestrutura predial e equipamentos. Um trabalho único que tem como objetivo principalmente prestar um atendimento digno à população”, destacou Pasini.
ATENDIMENTOS
Dentro da rede pública de saúde, o município conta com diversos atendimentos odontológicos, a exemplo: profilaxia, restaurações, extrações, tratamento endodôntico (canais), cirurgias, entre outros.
.jpeg)
“A porta de entrada para atendimento da população são as USF, que estão espalhadas pelos bairros e zona rural. É através delas que o indivíduo consegue ter acesso aos serviços odontológicos, desde uma limpeza até ao tratamento de canal. A rede pública do município garante um atendimento avançado para esses pacientes”, relatou Francielli Pasquim Tolotti, gerente do Núcleo de Saúde Bucal da Semusa.
De acordo com o levantamento feito pelo Núcleo de Saúde Bucal, dos mais de 60 mil atendimentos realizados em 2023, 52 mil foram executados na zona urbana.
Nessa localidade, onde vive a maior parte da população, a Prefeitura conta com 19 unidades de saúde, além dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que oferecem atendimentos especializados à população e também as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).
.jpeg)
“Esse aumento no número de atendimentos é fruto dos investimentos feitos pela Prefeitura de Porto Velho. Nos últimos anos, a Semusa trabalhou muito na realização de contratação de novos dentistas, na compra de novos equipamentos como cadeiras e outros. Além disso, a Semusa firmou contrato com uma nova empresa que faz a manutenção das ferramentas de trabalho, então estamos avançando muito”, destacou Francielli Pasquim Tolotti.
Além disso, diferente dos dados de atendimentos, o número de procedimentos realizados é bem maior. Em toda a capital, foram 125 mil realizados. Esse dado já superou todo o registro do ano passado, quando 100 mil procedimentos foram contabilizados pela Semusa.
FAIXA ETÁRIA
Ainda segundo o levantamento, do total de pessoas atendidas em 2023, a maioria é do sexo feminino. Os registros mostram que 36.987 mulheres receberam os atendimentos odontológicos. No caso dos homens, foram 26.104 contabilizados pela Semusa.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Em casos como dor de dente e traumas (dente quebrado com urgência), a Prefeitura de Porto Velho também oferece um atendimento para os pacientes, serviço esse que é realizado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Na UPA Sul, o atendimento de urgência e emergência é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já na UPA Leste, as atividades odontológicas são ofertadas 24 horas por dia, sem interrupções.
“Um belo sorriso é o primeiro cartão de visita e está ligado com a autoestima, mas a beleza vai muito além de estética, cuidar da saúde bucal é prevenir doenças bucal
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários